Saturday, July 02, 2005

Linha do Tempo

Ensaio escrever esta retorspectiva há quase um mês. Aliás, cheguei a rascunhar alguma coisa, logo que li em blogs alheios... mas... Não gostei da fotografia que compus naquele momento: tudo muito distorcido e em funçao de um dor que, agora, já começa a se mostrar bem pontual. Achei melhor deixar passar um pouco mais de tempo, para conseguir olhar tudo de um ângulo mais sereno, mais coerente com quem eu sou, dando um peso mais adequado so fatos... Acho que consegui médio - ainda gostaria que alguns dos acontecimentos abaixo não merecessem tanto destaque, mas... é uma fotografia de hoje, com o peso que as coisas tem hoje.

Retrospectiva feita, chego à feliz constatação de ter poucos arrependimentos, gosto dos caminhos e escolhas até aqui e tenho amigos fantásticos que tornam tudo mais leve e colorido... E a triste conclusão de andar repetindo muito as mesmas estórias...


Há 15 anos
- Fui morar em São Jose, decidida a não gostar
- Nasceu o Lucas - e eu fui inundado por um amor que nunca julguei caber em mim
- Vi meu pai chorar, feliz, por vislumbrar a possibilidade de ter as filhas morando com ele
- Ouvi "eu te amo" pela primeira vez - singelo, leve, intenso, assustador!!!
- Menina de prédio, aprendi a andar de bicicleta (quer dizer...)
- Adorei, muito, muito morar em São José...(e depois, chorei muitas segundas feiras, voltando para São Paulo...)
Há 10 anos
- Acompanhei as estações do ano refletindo toda a mudança que acontecia em mim
- Me encontrei fazendo cerâmica, esgrima e esquiando
- Percebi que as pessoas podiam gostar de mim, mesmo não tendo a menor obrigação de
- Ensinei meu irmão a gostar de música, teatro e outras graças dessa vida
- Engordei 20 quilos (8 em um mês!), que foram e voltaram loucamente, me assombrando por muitos anos
- Perdi a amizade mais querida - primeiro de muitos amigos perdidos por envolvimentos em vão..

Há 5 anos
- Aprendi que "no sertão, tempo bom é quando chove"
- Cogitei jogar tudo para cima e ir morar em Jacaré dos Homens ("E você lá tem pele pra isso?")
- Gostei de trabalhar com educação e comunidades rurais mais que qualquer coisa no mundo...
- Conheci "A Barca" e mil outras manifestações de cultura popular...
- Pensei pela primeira vez "homem da minha vida" - eu colhendo sementes, ele dirigindo um trator...
- Nadei no Rio São Francisco, que eu ouvia falar desde tão pequenininha...
- Passei por um terremoto - e se até o chão se mexe, onde é que a gente se segura?
- Tive minha primeira casinha..
- Minha tia-madrinha dos meus sonhos "bela adormeceu"...
Há uns 3 anos
- Abri mão de mil trabalhos que eu amava para trabalhar no Ministério da Educação - e não deu certo...
- Apostei minha fichas num trabalho para uma ONG - e não deu certo...
- Pensei pela segunda vez "homem da minha vida" - eu cozinhando, ele lendo Neruda...
- Comecei a fazer Ciências Socias - principalmente porque precisava passar em alguma coisa...
- Ganhei o prêmio "Empreendedor Social" e percebi que poderia ser feliz trabalhando com "negócios"
- Conheci mil cidadezinhas no agreste e no sertão, a Amazonia e o Maranhão!!
- Fiz uma porção de seleções para empresas - algumas deram certo!
- Fui privatizada - depois de uma escolha sofrida entre uma escola fantástica e o mundo marketeiro
- Voltei a usar calça, depois de 7 (!) anos de saia...
Há 1 ano
- Nasceu o Lucas, meu sobrinho afilhado - que fez brotar um amor incondicional absurdo... e rever todas as dimensões de sentimento...
- Criei coragem para terminar um relacionamento com um homem que me amava mais que tudo
- Me livrei de muitos dos tais quilos que me assombram - esforço enorme para tirar de mim o que não era mais eu.
- Pensei pela terceira vez "homem da minha vida" - e me apaixonei deseperadamente em apenas horas de conversa...
- "Cai no fundo sem fundo de um fosso que eu não sabia que havia dentro de mim" (Thiago de Mello)
Há uns 4 meses
- Finalmente me livrei do psicopata que me perseguiu por meses - chegando a cortar os pulsos!!
- Nasceu a Isabella, minha sobrinha, linda, linda!!!
- Reencontrei um amigo de longa data - depois de anos de busca e silêncio
- Passei um dos dias mais felizes: com direito a dança folclorica, chorinho, milk-shake de Ovomaltine, cinema e cervejinha na calçada...
- Sarei pela segunda vez, 25 anos depois, de uma infecção de rim brava, com homeopatia
- Dividi os meus textos e lugares mais queridos - que ficaram contaminados de lembranças agora tristes
- Tive o impulso de dizer - e efetivamente disse! - pela primeira vez, "amo você" - em vão.
Há mais ou menos 1 mês
- Tomei Iodo radioativo para tratar uns nódulos na tireoide... e tive que manter 1m de distância das pessoas por 5 dias - impressionante como contato físico faz falta!!! .
- Esperei sinais de fumaça que não vieram...
- Me livrei de outros quilos que teimavam em se ancorar em mim...
- Recebi a carta mais fofa do meu pai, normalmente tão desajeitado para entregar sua ternura
- Aprendi que nem mesmo muitos anos de amizade te protegem da falta de cuidado
- Perdi o amigo de longa data por um envolvimento desnecessário...
- Tive medo do tal "fundo sem fundo" - e meus amigos se esmeraram em "zelar" por mim...
- Comecei a registrar estes transbordamentos...
- Fiz minha primeira aula de canto
Ontem
- Uma das minhas saias - ironia das ironias! -virou atração no São Paulo Fashion Week!
- Comprei bandeirinhas, balões e paçocas para minha festa Julina
- Paguei a última mensalidade da Faculdade da Rosivânia, de Jacaré dos Homens - Ufa!!!
- Passei várias horas delícia numa ouvindo o Sambozo, lá na Biologia... ..
.
Hoje
- Dancei Ciranda, Jongo e Cacuriá no Parque do Ibirapura
- Tive uma libertadora vontade de dar uns beijinhos nuns mocinhos
- Tomei um monte de cerveja!! (ai,ai,ai )
- Voei bem alto no balanço...
- Percebi, de novo e de novo, quanta gente querida eu tenho em volta!!
Amanhã eu vou
- Buscar 8 saias que deixei para apertar na costureira - muito, muito bom!!!
- Preparar meu carro para ir para a Festa Literária de Parati
- Comprar presentinhos para minhas sobrinhas gêmeas que nascem mês que vem
- Mandar um e-mail para meus amigos mais que queridos, que tornaram o dia de ontem tão fantástico!!
- Assistir à adaptação para teatro de um conto de "Os dragões não conhecem o paraíso
Cinco coisas sem as quais não posso viver
- Palavras
- Começos
- Horizontes
- Janelas
- Coloridos
Cinco maus hábitos
- Não conseguir nunca encerrar as coisas: projetos, textos, relacionamentos...
- Remoer acontecimentos- muito além do saudável!!
- Tirar conclusões precipitadas
- Ir com muita sede ao pote
- Não ligar nos aniversários
Cinco programas de TV
Seinfeld
Sex and the City
Provocações
Globo rural (!!!!) - ups, acabou... eu assisto pouca TV...
Três coisas que me assustam
Falta de cuidado
Assistir às coisas desmoronando...
Perder a capacidade de me encantar...
Quatro coisas que estou vestindo neste momento
uma das minhas mil saias longas e coloridas!!
colar com a árvore da felicidade, presente de tia madrinha
uma faixa no cabelo...
brinco de folhas...
Quatro das minhas bandas/ cantores preferidos
A Barca
Monica Salmazo
Vanessa da Mata
Milton Nascimento
Xangai
Três coisas que eu realmente quero agora
Conhecer minhas sobrinhas gêmeas
Voltar a me envolver com questões sociais
Não deixar o medo me impedir de me lançar...
Três lugares onde quero ir de férias
India
Maranhão - de novo!!
Camboja
Se eu pudesse ter um superpoder
Teletransporte, com certeza!!!!
Uma coisa que eu acredito

Que a gente não pode deixar os outros (ou a vida!!) nos tornarem uma pessoa pior.


0 Comments:

Plante sua semente