Friday, October 21, 2005

Bela nada Adormecida...

Eu sempre dormi muito pouco... Irritantemente pouco, diriam alguns. E tenho a impressao que isso vem se intensificando com o passar do tempo...
Quando eu fico longe de casa periodos mais longos, entao, vou dormindo cada vez menos... e sempre acontece uma coisa curiosa: eu comeco a sonhar demais!! (i.e. lembrar muito mais dos meus sonhos). E, nestes sonhos acabo visitando minhas proprias estorias... as vezes eu sou eu mesmo, as vezes eu me observo, como que de fora. Nos primeiros dias, eh sempre um pouco em torno dos preparativos da viagem - a correria, coisas que eu invariavelmente deixo de fazer, confusoes consequentes desse jeito de sempre achar que da tempo de fazer tudo.... Depois vai acalmando, voltando um pouco mais no tempo... O engracado ( sintomatico, sintomatico!!) eh que quase nunca mesmo eu sonho sobre algo que ainda vai acontecer - eh sempre algo que jah aconteceu ( ou que na minha cabeca, deveria muito ter acontecido) e, no sonho, a estoria nunca eh exatamente como foi (ou como ficou na minha cabeca que foi) - normalmente, ela toma um rumo mais acertado, ou eu tenho umas informacoes a mais, ou eu simplesmente reajo melhor aos tropecos que dou... quase como se eu editasse o meu proprio passado... inventando outros finais, interrompendo estorias antes delas desandarem, dizendo muito do que ficou por dizer (e que permanece disco riscado dentro de mim, tanto tempo!). E eu sou tao amiga de mim mesmo nesses sonhos, uma coisa ateh bonita de se ver, tanto carinho assim se revelando... e eu acordo mudada, olhando as tais estorias de um jeito diferente, mais confortavel com os rumos tomados, sem me culpar por nao ter conduzido desta ou daquela forma - e sem achar que outras escolhas poderiam ter trazido muito mais alegria... Enfim, acordo mais contentinha a cada manha... Nesse periodo de reforma da casa, entao, tem tanta gaveta sendo remexida...

Ups - esse era pra ser um postde 2 linhas sobre minha crescente insonia... mas saiu assim,denso assim, leve assim.
Pensando melhor, acho que nem faz muito sentido chamar isso que estou passando de insonia - que da uma sensacao de "querer- e-nao-conseguir-dormir". Alias, nao chega nem a ser "falta de sono" porque eu nao sinto "falta" de nada. Acho que estah mais para um tipo de "excesso de vigilia", ainda mais considerando essa fase de excessos todos que eu estou vivendo. E no fundo eu preciso mesmo muito mais de tempo,silencio e espaco do que de sono...

(A pintura eh da Frida Kahlo - simplesmente adoro a forma que ela costurou - lindamente! - sonhos, dores e memorias nos quadros todos...)

0 Comments:

Plante sua semente