Thursday, October 20, 2005

A espera do furacao...

Comecamos ontem os preparativos para a passagem do furacao WIlma. Ateh alguns dias atras, nao era certeza que ele viria para essas bandas, mas agora jah nao ha mais muita duvida... Entao toca a comprar comida, agua, gasolina para o gerador... enfim, preparativos mil! Tenho que confessar que estou um pouquinho apreensiva - principalmente agora que as pessoas ja estao lacrando as janelas e tudo mais...
Tambem, nao eh para menos - neste momento, ele eh simplesmente o maior furacao jah registrado... Dah algum alivio saber que ateh chegar aqui o bicho ja acalmou (deve passar de 5 para 3, na escala dos furacoes, que eu nao entendo nada).E, tambem, ele vem pela costa oeste da Florida - e nos estamos na costa leste...
De qualquer forma, pensar em passar uns 3 dias trancados em casa, com as 3 criancas, as janelas todas lacradas nao eh a mais animadora das perspectivas. Mas fico satisfeita em estar aqui para minha irma nao ter que passar por outro furacao sozinha...

Realmente, morando no Brasil - em Sao Paulo, mais especificamente, a gente fica muito desacostumado a estar a merce da natureza... no maximo, eha marginal que alaga - mas nem isso muda tanto assim a rotina de quem nao mora onde inunda e tem um pouco mais de grana e pode se dar ao luxo de fazer uma hora no shopping ateh o transito diminuir, essas coisas... Com o meu trabalho la nas comunidades rurais do Nordeste, eu ja tinha vivido um pouco mais essa observacao atenta/ planejamento da vida ditada pelo regime das chuvas, mas ainda assim... existe uma certa ( ainda que incerta!) previsibilidade, os ciclos sao minimamente conhecidos - pode adiantar, atrasar, nao vir na intensidade que se desejaria, mas... Agora essas coisas assim, mais fulminantes... a gente acaba nem se preocupando tanto quando sao noticiadas por nao ter a dimensao das consequencias que podem ter...

Lembro quando eu estava na Guatemala (jan/2001) e teve um terremoto - alias, um mega terremoto, que destruiu El Salvador, a diferenca nas reacoes das pessoas de cada nacionalidade... Eu tinha acordado ha pouco tempo, meio de ressaca e, como manda o manual do bebedor profissional ( que eu era, naqueles tempos!) jah fui pegando uma cervejinha para inaugurar o dia... quando vou colocar a lata na mesa, a mesa se mexe; olho para os lados e tudo se mexe!! ... entao eu pensei: " pera ai - eu mal comecei essa cerveja..." Quando vou olhar la fora, a agua da piscina em rodamoinho, saindo quase 1metro pra forta, entrando na casa... enqaunto eu pensava se minhas criancas ( eu tinha ido como monitora, levando 4 criancas de 11 anos) estariam assustadas as pesssoas da Guatemala pensavam se seus amigos e parentes estavam vivos!! O monitor japones, que sabia o quanto o Japao investiu para sobreviver aos terremotos - e o quantoa Guatemala nao investiu, entao, nem se fala - completamente surtado... Eu, avoada, sem constar nenhuma referencia nos arquivos, fiquei calminha, calminha... qur dizer, na hora, por que se ateh o chao se mexe, onde eh que voce se segura? - e foi soh eu voltar para o Brasil para fazer a maior revolucao na minha vidinha - sair de casa, mudar de emprego, dar pes na bunda e a cara pra bater...

Numa conversa ontem que eu fui perceber que fui pra a Guatemala - terremoto, para a Italia e vulcoes entraram em erupcao e agora essa! - fiquei me sentindo meio "apocaliptica" como disse o Lu... Alias, desde que rolou o Katrina que eu ando com um certo sentimento de culpa ( olha que absurdo -ateh onde vai minha neurose!), tamanho o bode que eu tinha de New Orleans... como se a pobre da cidade tivesse culpa de ter a sede da SAP ( para onde o Cesar estava indo, no fatidico voo onde nos conhecemos), de sediar congressos, enfim... na epoca ateh comentei isso com um amigo, desses que ajudam a pensar, e ele disse que eu deveria assistir o filme "Agata e a tempestade" - ainda bem que eu segui o conselho - estaria surtando mais ainda, nao fosse o filme (que merece ser mais comentado, mas fica para outro momento, diriamos, menos turbulento...). Alias, ainda bem que eu tenho uns amigos que me ajudam tanto a pensar... (pronto, comecou a nostalgia...)

Enfim, nao sei o que estah saindo nos jornais por ai - aqui nao se fala em outra coisa. Eh um pouco assustador esse lance de deixar documentos etc separados para se for necessario evacuar a area, saber onde sao os abrigos, etc...sei lah, acho que depoi do Katrina o povo ficou mais escaldado entao estao se dobrando em precaucoes... De qualquer forma, estou saindo agora para fazer mais umas comprinhas de ultima hora... acabei de lembrar de incluir umas cervejas na minha lista, afinal nunca eh demais...

Bom, eh isso.
' Brigadissimo todo mundo que andou escrevendo, demonstrando preocupacao. Voces sao uns queridos!
Enfim, facam figas, acendam velas, rezem para seus santos ou orixas...
E nao se preocupem - " a carne eh fraca, mas o santo eh forte!!"

0 Comments:

Plante sua semente