Friday, August 05, 2005

"Alguma coisa está fora da ordem..."

Tantas coisas tem surgido meio anacrônicas - textos que encaixariam em outros momentos, fotos reveladas com muito atraso, águas passadas tentando mover moinhos - ou, pelo contrário - coisas perdendo a importância... ( A Linha do Tempo. por exemplo, apesar de ainda ser muito "eu ", se escrita hoje seria bem diferente...) que eu fico em dúvida... : não sei se mantenho os escritos aqui como estão - fiéis retratos de um momento "x" ou se, conforme meus sentimentos/ impressões, ressonâncias vão mudando eu posso também ir mudando/acrescentando ao que já está aqui...
Hoje mesmo, sapeando no blog da Gi, estava lá, finalmente, a "Teoria do Surto"- que a gente já tinha conversado deveras e que eu comentava em um post lá atrás (obviamente, em meio a um surto/ catarse/resposta!). Esse até que não foi difícil - fui lá e inclui o link. Mas fiquei pensando se, no fundo, isso não é um pouco uma forma de "fraudar" meu próprio passado...
Eu acho é que a gente vive mesmo é criando versões do que passou, do que viveu... iluminando o que gosta mais, enfatizando o quanto sofreu, amenizando o quanto fez sofrer, querendo acreditar que é o "mocinho da estória", que "C’est pas ma faute"...
Só que cada um vai fazendo isso para um lado e no fim, fica até dificil resgatar fatos em si... Outro dias estava ouvindo uma amiga contando umas estórias passadas... e as conclusões dela neste momento sobre algo que aconteceu tempos atrás eram tão diferentes das conclusões de tempos atrás e do que eu mesmo lembrava da estória... e não se tratava de uma questão de amadurecimento, ponto de vista mais amplo... a diferença estava nos recortes mesmo, na "edição" com direito a efeitos especiais ... E eu não tenho dúvida de que ela estava sendo auper fiel à ela mesma, no contar!
O fato é que o que permaneceu da estória pra ela era extremamente diferente do que tinha permanecido pra mim - aliás, a "leitura" era tão diferente que quase parecia uma outra estória!!

Fiquei pensando então nas minhas estórias... será que elas ficaram em mim de uma forma absurdamente distorcida, diferente do que foi? Por outro lado, se for assim ( e eu acho que é) isso é mesmo um problema?
Não é o eco na alma mais importante que o fato?

Ainda não é uma decisão definitiva - graças aos céus, eu não faço a menor questão de tomar decisões definitivas! - mas vou tentar manter as versões "originais" dos escritos por aqui - sei lá, um pouco como fosséis ... Entretanto, não pretendo ter nenhum pudor em agregar outras leituras, outros olhares ao que já passou... mas quero pensar em um jeito de deixar registrado, de alguma forma, as várias versões que eu for criando da minha estória... assim olhar para trás vai acabar sendo um pouco uma "arqueologia de mim" ...

Bom, deixa eu ir que tem show da Thereza Cristina e do Paulinho da Viola me esperando...
E Itamambuca amanhã - porque anda fazendo uns dias lindos...

1 Comments:

Anonymous Anonymous plantou esta semente...

O que eu posso dizer?
"memória é uma velha louca que guarda trapos coloridos e joga comida fora". (acho que Austin O'Malley, se não me falha a memória! rsrsrsr)

4:45 PM  

Plante sua semente