Friday, November 25, 2005

Balanço 2005 (?)

Balanço 85
. Thiago de Mello

Não chegou a ser um ano bom,
Perdi o amigo com quem mais aprendi,
o Adão, de Campos dos Goitacazes,
o exemplo mais luminoso.
Na noite de Natal, perdi meu Pai,
tão desajeitado para entregar sua ternura,
mas que aos 95 anos brincava com os bisnetos,
mas menino do que eles.
Perdi um certo jeito de ficar olhando
as estrelas enormes da floresta
soltas no centro da noite.
Minha única filha
perde sua linda mãe
levada pelo relâmpago
nas rodas da madrugada.
Perdi o gosto de mim mesmo.
O menino meu companheiro
deixou de acordar a meu lado.
E num entardecer de novembro,
bem defronte do sol,
perdi o que eu não soube amar.

Mas também não foi chegou a ser um ano ruim.
O meu povo perdeu a vergonha
De pronunciar a palavra Pátria.
Permaneceram os amigos.
Poucos. Mas capazes
de atravessar o mar
só para me levar uma flor.
As crianças da floresta
vêm correndo me abraçar, rindo sem dentes,
quando sabem que eu cheguei.
Ainda não perdi a esperança
na convivência humana solidária.
Tenho uma canoa que se chama Liberdade,
os braços estão prontos, as águas já me conhecem.
É só remar.

Tata - lendo seus ultimos textos, nao pude deixar de pensar neste texto, que eu nunca consegui definir muito bem, mas já foi muito como me senti e imagino, é um pouco como você anda sentindo. Deixo aqui de presente, singelamente, como quem atravessaria o mar para levar uma flor.

1 Comments:

Blogger Taís plantou esta semente...

lindo minha querida, me fez chorar... mas um choro do bem. amo vc, e obrigada por tudo, por ter reaparecido...
beijão

3:37 AM  

Plante sua semente