Monday, July 11, 2005

Re-apropriação ou "Quebra e Volta do Encanto"

Foram 3 dias de altos e baixos em Parati.
Desde que surgiu a idéia de ir à Flip, oscilei entre euforia e apreensão. De qualquer forma, precisava muito me "re-apropriar" desta cidade que eu adoro - e que sempre senti muito minha, antes de qualquer coisa... Parati sempre me encantou pelas nuances todas que mostra a cada nova visita: com cada companhia nova é uma nova cidade que se revela. E, só mesmo uma roupagem tão distinta quanto a de uma Festa Literária para garantir que os momentos de nostalgia fossem infinitamente menos relevantes que os de encantamento.
Simbolicamente, foi importante. Pela re-apropriação em si, pelo fôlego que passeios assim sempre trazem, pelas conversas, cervejas e poesia, inundando tudo... Mas, principalmente, por esta sensação de "quebra de encanto". Encanto, neste caso, muito mais ligado a "spell", feitiço, quase "maldição" (por total inabilidade para encontrar palavra mais leve) do que os encantamentos aos quais me refiro sempre.
Quem sabe, no fundo, tenha sido este mesmo o "por quê" de tudo? Talvez eu precisasse desta estória, que me parece tão desnecessária, para interromper alguns ciclos, "quebrar encantos" que fui incorporando, que passaram a ditar ( e boicotar!!) comportamentos... que continuam causando um descompasso imenso...
E "volta do encanto", porque , afinal, Parati é linda, a poesia brotou em todos os momentos ( havia até um "pé de livros", olha só!!) e porque, sim, eu continuo conseguindo me encantar... com estórias, imagens, mocinhos e poesia...

Resumo da ópera:
Efetivamente re-apropriados:
- passeios pelas ruas, "O café", peixinho na pracinha da Matriz, esquinas e janelas, cervejinha na calçada, o botequinho mais singelo do mundo, o caminho em si.

Novas spropriações:
a própria Flip, Ariano Suassuna (impagável!!), o Teatro de Bonecos, o Casarão do Cunha - com jongo e ciranda da Luciana Menezes e Pau de Braúna (além da batata Rosti fantástica e outros atrativos mais -hahaha!!)...

O que, parece, nunca vai ter o mesmo gosto:
O cuscus de Tapioca, comida a dois, pelas ruelinhas...

2 Comments:

Anonymous Anonymous plantou esta semente...

Juju!!!
e esses "atrativos mais", heim? rsrsrsrs...
se conheço minha amiga, sei bem do que você está falando!!
É isso aí, menina! Não deixa passar em branco...

3:24 PM  
Blogger Ju T plantou esta semente...

hehehe...
impressionante o quanto amigas muito amigas conseguem ler nas entrelinhas... Depois eu conto a estória com os detalhes divertidos...

7:59 PM  

Plante sua semente